Avisos do site

Sobre produção de vídeos pelos alunos (AV02)

Sobre produção de vídeos pelos alunos (AV02)

por Prof. Reginaldo Polesi -
Número de respostas: 0

Desde o ano de 2017, para o 3bi e 4bi, em AV02, tenho solicitado para os alunos produzirem vídeos com recursos próprios a partir de determinado tema atribuído para cada grupo.

No ano de 2017 estava realmente um tanto "ansioso" pelos resultados, mas já foram surpreendentes.

No ano de 2018 fiz algumas melhorias nas exigências da produção. Entre as melhorias é pedir que façam o vídeo para "cego e surdo entenderem". Isso significa que precisa ter áudio de tudo, inclusive descrição das imagens, para cegos entenderem e precisa ter legenda de tudo que estiver no áudio para surdos entenderem.  Claro que muitos alunos respondem: mas professor não temos nenhum cego e nenhum surdo na sala, por isso é necessário? Só para complicar? E eu respondo: mesmo não tendo nenhum cego ou surdo na nossa sala é importante que saibam que existem muitos cegos e surdos no Brasil e no Mundo.

No ano de 2019, fiz mais algumas melhorias nas exigências. E realmente a qualidade dos vídeos ficou magnifica. Quando mostrei para alguns professores, ficaram de "queixo caído", pela alta qualidade. Alguns ainda comentando: eu jamais saberia produzir um vídeo desse jeito.

Certamente que alguns grupos nem produziram nada, ou produziram vídeos muito ruins. Mas isso também faz parte da formação.

Mesmo tendo resistência por parte de alguns alunos e inclusive da equipe pedagógica, tenho certeza que esse tipo de atividade eleva o nível de conhecimento dos alunos, pois passa por temas transversais, indo muito além de ficar simplesmente explicando conteúdo.